terça-feira, 29 de março de 2011

Carta de um ministro

Carta de um ministro explicando sua visão concernente a divindade e nossa resposta

"...Meu amado irmão não é tão fácil explicar esse tremendo assunto, mas com a ajuda do Espírito Santo será muito simples de compreender o que o irmão Branham ensinou sobre OS OFICIOS ou ATRIBUTOS  de Deus.
Para aceitarmos a AFIRMAÇÃO do Profeta sobre Jesus ser o mesmo Ser que Deus, não um outro Ser, mas o próprio Deus, temos que admitir que o poder de Deus é inexplicável. E verdadeiramente Ele é o TODO PODEROSO. E em verdade Ele o é.
Seria mais fácil e confortável para mim dizer: "JESUS É UM OUTRO SER DISTINTO DE  DEUS."  Mais se assim fosse NÃO teria mistério nenhum. Qual é o mistério há em afirmar que Jesus não é o próprio Deus? Na minha humilde opinião só existe mistério se Jesus for esse ÚNICO Deus. Ai sim seria um Grande Mistério como o apóstolo Paulo denominou de "Piedade": "DEUS SE MANIFESTOU EM CARNE, FOI JUSTIFICADO EM ESPIRITO,CONTEMPLADO POR ANJOS,PREGADO AOS GENTIOS,CRIDO NO MUNDO, RECEBIDO NA GLORIA." 
Vou expressar mais uma vez como eu vejo Esse Mistério, assim como eu vi o profeta falando. O profeta disse que antes de Deus criar qualquer coisa Ele existia sozinho; nesse tempo (se é que existia o tempo) Ele não era ainda Deus.
Ele não tinha esse ofício. Pois Deus é um objeto de adoração; e não existia nada para adorá-lo. O profeta disse que Ele passou a ser Deus quando os anjos foram criados; pois conforme o profeta a primeira coisa que Deus criou foram os anjos.
Se Jesus, o Filho já existisse Naquela ocasião o profeta teria dito: “A PRIMEIRA CRIAÇÃO FOI O FILHO". Porem se Ele falasse isso ele cometeria um erro.
O profeta concluiu o Livro "Uma exposição das sete Eras da Igreja" antes do dia 10 de Dezembro de 1965. Foi entre o dia 03 e o dia 05 de dezembro que o profeta permitiu Esse Precioso Livro chegar nas mãos dos eleitos dessa Era.
Dias depois, ainda no mês de Dezembro, aconteceu aquele acidente automobilistico com o profeta que o levou para o Lar. Deus só estava esperando o profeta concluir o Livro das sete Eras para repousar Seu Mensageiro.
O Livro das Sete Eras só pôde ser concluído depois que Deus revelou os sete Selos para o irmão Branham. Estou relembrando ao irmão esta importantíssima verdade, pois muitos não compreendem O VALOR  do Livro das sete Eras. Só pro irmão ter uma idéia de como esse Livro é preciosicimo, o profeta passou 5 anos editando esse Livro. Ele começou em 1960 e terminou em dezembro de 1965.
Não existem equívocos nesse livro de maneira nenhuma. O Profeta não pôde concluir o Livro das sete Eras sem antes Deus REVELAR os sete Selos. Creio que irmão esteja entendendo. No Livro dos sete SELOS e no Livro das sete ERAS é que esta explicado muitas doutrina que os homens compreendera erradamente.

NOSSA RESPOSTA:
Talvez o amado irmão neste ponto tenha se esquecido de mencionar que foi o irmão Lee Vayle quem gramatizou o Livro das Eras em conjunto com o irmão Branham. Talvez ele não tenha conhecimento de como Branham e Lee Vayle trabalhavam em conjunto. É como se hoje eles pudesem compreender as palavras do irmão Branham e o irmão Lee que trabalhou junto com o profeta não tenha entendido. Neste ponto quero por uma citação do Pr. Brian Kocourek

Agora você supõe que os homens que escreveram a Bíblia não souberam o que eles estavam escrevendo? Você homens, desafiam os escritores do Evangelho, sabem mais do que aqueles quem os escreveram? Esses que discordam com os homens que escreveram isto, são aqueles que estão em erro, e não os escritores. Então por que vai qualquer um tentar mudar a ordem de Deus de fazer as coisas. (?) Se há qualquer homem que está vivendo e que entende a Mensagem na qual o próprio Irmão Branham identificou como seu cooperador, esse é Lee Vayle.” (Ir. Brian Kocourek)

 JESUS CRISTO O MESMO 23.03.1958 - P:0022
 E se há qualquer coisa que lhe falta entendimento, algo que você não entende, meu associado Irmão Vayle aqui, está toda hora disponível para explicar qualquer coisa que parece misterioso a vocês os irmãos ministros, ou onde quer que você esteja, ou qualquer membro, qualquer coisa. Se há uma pergunta, se nós já pregamos qualquer coisa, ou fazemos qualquer coisa, que isso não seja uma promessa de Deus nesta Bíblia, você tem o direito de vir a nós e nos perguntar como irmãos. E nós lhe pedimos que faça isso. Nós lhe pedimos como nossos irmãos e irmãs para vir a nós. Nós queremos ser os servos de Cristo. Isso é o que nós representamos no mundo ao redor”.(Ir. Branham no sermão:

Continuação da carta do ministro:

Eu sempre digo aqui para os irmãos que o Livros das Sete Eras é o Livro de cabeçeiras dos cristãos eleitos desta última Era.
.
Neste ponto, gostaria de inserir aqui as palavras do irmão Lee Vayle:



“A coisa principal com que eu pude ajudar o irmão Branham foi com a escrita de seu livro “Uma Exposição das Sete Eras da Igreja”. Anna Jeanne Price, a quem ele primeiro se aproximou para fazer a edição, disse-lhe muito simplesmente que ela não conhecia a doutrina bem o suficiente para fazer a transcrição para um livro. Quando ele deu a transcrição para mim eu o li, e lhe disse: “Irmão Branham, temos que colocar uma porção de doutrina aqui porque quando você menciona a semente da serpente, quem no mundo saberá do que você está falando? Quando você menciona predestinação, quantas pessoas tem suas próprias idéias sobre isto?”. Ele disse que parecia bom para ele, e assim é como o trabalho começou. Se qualquer coisa que surgisse fosse doutrinal, nós conversávamos sobre isso até que estivesse da maneira que ele desejava que isso fosse dito.”
.
Havia uma porção de trabalho a ser feito e nós trabalhamos juntos por aproximadamente três anos no novo texto, uma vez que o irmão Branham queria o livro para incluir muito mais informação doutrinal do que o que foi originalmente incluído nas séries “A Revelação de Jesus Cristo”. Depois que o livro foi concluído, ele me disse: “Agora que fizemos isto, vamos partir para os Selos”, que ele considerava ser o principal de sua mensagem. Finalmente ele queria ter um estudo capítulo por capítulo de todo o livro de Apocalipse. O Profeta do Século XX é somente um pequeno livro, escrito no estímulo do momento, mas o irmão Branham na verdade aprovou cada palavra dele. Eu fui do começo ao fim disso passo a passo com ele, e tudo ali dentro está exatamente o que ele queria.
”(do artigo: “Testemunho de Lee Vayle”)

.
O ministro em sua carta  citou as palavras do irmão Branahm no primeiro selo que diz:
 "AGORA, AQUELE É UM DOS MISTÉRIOS DOS ÚLTIMOS DIAS, COMO CRISTO PODE SER TRÊS PESSOAS EM UM. NÃO SÃO TRÊS PESSOAS DIFERENTES. PAI, FILHO, ESPIRITO SANTO, SENDO TRÊS dEUSES COMO OS TRINITARIANOS TENTAM NOS DIZER QUE SÃO. SÃO TRÊS, SÃO TRÊS MANIFESTAÇÃO DA MESMA PESSOA. ( obs meu irmão: SÃO TRÊS MANIFESTAÇÃO DA MESMA PESSOA) OU VOCÊ PODE CHAMAR DE TRÊS OFCÍOS. SE VOCÊ ESTA FALANDO A MINÍSTROS (ministros incrédulos) VOCÊ NÃO USARIA A PALAVRA OFÍCIO; PORQUE, CORRETO, EU ACABEI DE LEMBRAR QUE ESTA SENDO GRAVADO. ENTÃO EU LHE DIREI...PORQUE CRISTO NÃO PODERIA DIZER: " EU ORAREI A MEU OFÍCIO, E ELE VOS ENVIARÁ OUTRO OFICIO." NÓS SABEMOS DISSO. MAS SE VOCÊ DESEJA ISTO... SÃO TRÊS ATRIBUTOS DO MESMO DEUS. VÊEM? NÃO SÃO TRÊS DEUSES. TRÊS ATRIBUTOS DO MESMO DEUS! VÊEM? " ( O primeiro selo, 269)

O ministro mostra aqui sua opinião e compreenção sobre isto, ele contiinua em sua carta: 
"...Agora analise cuidadosamente. Se o Pai é um atributo e o Próprio Deus. da mesma Forma é  Espírito Santo, pois também é um atributo de Deus. Antes do Senhor Ser Deus Ele Habitava SOZINHO. Ele ainda não Era Deus, pois não existia ninguém para O adorar. O profeta diz que nesse período o Senhor Enchia toda a eternidade. Mas dentro Dele estavam atributos. Atributos de ser Pai, de ser Filho, de Ser Rei, atributo de curador, atributo de Curador etc... Mas pra Ele manifestar Esses atributos Ele tinha que criar outros seres pra Ele manifestar o atributo de PAI.  O Profeta diz que Pra Ele manifestar o atributo de salvador tinha que algo pecar para se perder. Tinha que existir um enfermo para Ele manifestar o atributo de Curador etc... Nós estamos vivendo sobre um plano soberando de Deus. mas para isso ELE  colocou sua criação sob as bases de livre-arbítrio, mesmo sabendo que ela iria pecar. Pois Deus não é o autor do pecado. Mas Ele fez sua criação sabendo que ela iria cair. Mas por quê? Para manifestar os Seus atributos. Espero que o irmão esteja compreendendo".

 
Comentário do irmão Diógenes sobre atributos
“Desde o Jardim do Éden a doutrina tem sido alvo de modificações, e a razão de muitos hoje não se sujeitarem ao ensino doutrinário é porque suas mentes foram instruídas pelo ensino carnal e sensitivo, ao invés da revelação. Deus tem sido notado através da natureza, porém é somente através de Sua Palavra que Ele Se revela. A Palavra, aliás, é o princípio de todas as coisas. Através Dela Deus tem ensinado aos Seus filhos e os instruído sobre todas as coisas guiando-lhes a toda a verdade. Porém, não satisfeito em apenas Se revelar na Palavra impressa, aprouve a Deus também revelar-Se em carne humana ao tabernacular no corpo de Seu Filho Unigênito, o Senhor Jesus Cristo, migrando assim da Palavra para a carne de Seu Filho. Entretanto, esta aparente dualidade do Pai habitando no Seu Filho deu lugar a uma perfeita unidade quando o Filho sujeitou-Se inteiramente à vontade de Seu Pai, tornando-Se uma personificação de todos os atributos de Deus e até mesmo de Sua própria teofania.”

O Ministro continua em sua argumentação, dizendo que o Pr. Lee vayle se confundio:
"...E para Ele Ser um salvador Deus teve que fazer atuar como um Filho, na "peça" da morte. É justamente ai onde muitos se confundem. Ate o próprio precioso irmão Lee Vayle se confundiu, mesmo com uma mente tão brilhante com a dele. Porem o irmão Vayle não era o mensageiro e nem o profeta para compreender o Mistério da Piedade.

Nossa resposta a este argumento:

“Isto não seria o mesmo que dizer “prefiro ficar com Jesus em Mateus 28:19, do que ficar com as palavras de Pedro em Atos 2:38”? Falamos tanto dos denominacionais e incorremos no mesmo erro? Dizer que o irmão Lee Vayle não entendeu as palavras do irmão Branham é o mesmo que dizer que  irmão Branham cometeu um erro ao indicá-lo como um mestre para ensinar sobre a doutrina que o irmão Branham cria e ensinava. Dizer que irmão Lee está em erro e não compreendeu a revelação e se achar que tem a doutrina correta é no mínimo pretensão! Dizer que Deus revela ao Profeta e o profeta entrega ao sacerdote, querendo com isso dizer que o pastor não necessita do ensino do mestre é desfazer do Quíntuplo de Efésios onde ambos trabalhando sob a liderança do Espírito para  levar a igreja ao amadurecimento

Quem se confundiu? Nós que ouvimos uma mensagem de terceiro ou Lee Vayle que recebeu de Deus o dom de ensinar? O irmão Branham não disse que o ministério do irmão Lee era justamente para  que aquilo que nós não visse, ele nos  fizesse ver?

Jeová Jiréh 1 02.04.1964 -  P:2 - “Irmão Vayle é um real professor profundo. A palavra profundo quer dizer pensativo, fundo e compreensivo que pretende fazer o não visto, visto, e que não é prontamente visível é feito visível por instrução.(irmão Branham)
“Eu creio definitivamente que uma comissão foi dada a mim por Deus e reiterada pelo profeta, de que era para eu esmiuçar o que ele disse e trazer isto para o povo. Para explicar ele e a sua mensagem e o seu ministério para as pessoas. Tenho feito isso por toda a minha vida. Essa é a única coisa que eu sabia como fazer”.  Lee Vayle

O Ministro continua em seus argumentos:

"...Agora podemos compreender porque Deus revelou para o profeta William Marrion Branham. Mas mesmo assim o profeta nos adverte dizendo : "é necessário uma REVELAÇÃO para VER que o JEOVÁ DO VELHO TESTAMENTO É O JESUS DO NOVO. Satanás entrou furtivamente na Igreja e CEGOU as pessoas pra esta verdade."  O profeta ainda disse: "é necessária uma REVELAÇÃO pelo Espirito Santo para fazê-lo compreender a VERDADE QUE ELE É UM".  

NOSSA RESPOSTA:

:
João 5: 28 Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. 29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. 30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, (por que?) porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. Ali você o tem. Jesus pode julgar a causa de Deus, Seu Pai, sabendo que Ele somente julga o que Deus já tem julgado. Ele disse, não tenho vindo para fazer a minha propria vontade mas a do Pai que me enviou. Então Ele disse, 31 Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. 32 Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.

No verso 36 encontramos de Quem é o testemunho, Jesus fala sobre isso. E se Jesus é consistente no que Ele tem dito, então tem que ser Seu Pai que fala sobre isso quando vemos em JOÃO 5: 36  Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou.
37 E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer. (ASPECTO. Trad.) 38 E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.

Agora, detenhamo-nos por um momento e vejamos outra escritura que Jesus está falando deste juizo. Voltamos a JOÃO 8: 16 E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou. 17 E na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. 18 Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou. 19 Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.
 Notem as palavras de Jesus, Ele disse, não sou eu só. Agora, isso fala de outro, significa mas de um que está envolvido aqui. E nos diz imediatamente quem é o outro... eu e o que me enviou, o Pai. Logo ele disse, 17 E na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Então notem quem são estes DOIS HOMENS  que ele usa para seu testemunho.

vonces notem quem são estes DOIS HOMENS que ele usa para seu testemunhoo. 18 Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou.  

Agora se Jesus se considerou ser Um com Deus nessa maneira, por que falaria estas palavras? Mas eles não podiam ver Seu Pai porque eles não entenderam sobre o que Ele falava. E de modo que eles buscaram um que não podia ser visto, e erraram não vendo que Ele vivia em Seu Filho.

O ministro continua seu argumento:
"...O mistério é que Jesus foi tanto Deus quanto homem. Ele foi o Filho? certamente que sim. Ele nasceu de mulher e foi contado entre os malfeitores. Se Ele não se manifestasse como um mortal Ele seria pai dele mesmo. Mas Ele verdadeiramente se fez carne e habitou entre nós."
.
Aqui chamamos sua atenção para estes versiculos das escrituras e palavras do imão Branham:

voltando a João 14:8 lemos, Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. 11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

Obviamente pelo que temos visto até agora, Jesus não disse aqui que Ele e Seu pai são um como seu dedo é um. Mas o que  disse é que a mesma Palavra  que está no Pai, mora Nele e isso lhe faz a Ele um com o Pai. O irmão Branham mas além o clarificou isto no sermão

MOSTRA-NOS O PAI O QUE NOS BASTA 56-0422 E-36 (Inglés) Agora, muitas vezes tem sido dito que nenhum homem pode ver Deus em qualquer momento, a Bíblia diz assim. Mas o unigênito do Pai O declarou. Felipe, aqui ele foi muito inquisitivo; (curioso. Trad.) ele quis ver o Pai. Diz aqui que Ele disse, "Estou a tanto tempo convosco, Felipe, e não me conhece? “Disse, "Quando você vê a mim você vê Meu Pai." Em outras palavras, você vê o Pai expressar-Se através do Filho. Ele e o Pai eram um no sentido de que Seu Pai estava habitando N´Ele, não Ele fazendo as obras; Ele era um Filho, Ele mesmo, o mortal, nascido da virgem, Filho de Deus. E então N´Ele estava habitando o Deus o Pai, expressando a Si mesmo para o mundo, Sua atitude para com as pessoas. Vê? Bem, é assim que Cristo e Deus eram um. Deus estava em Cristo reconciliando o mundo Consigo mesmo. Agora, Ele disse, "Quando você vê a mim, você vê o Pai, e por que você diz, ' Mostre-nos o Pai? ' 
Muitos pegam citações do irmão Branham e acham que sabem da doutrina, quando pegaram apenas uma parte dela. Se ouvíssemos o irmão Branham pregando sendo nós trinitários, diríamos que ele era Unicista, e os unicistas quando o irmão Branham pregou contra os “só Jesus” achavam que ele era trinitário. Isso porque não conseguiram andar com ele no centro do caminho. E sempre que apontamos as pessoas o centro do caminho nos acusam que estamos pregando dois deuses!
No sermão, ELE JUROU POR SÍ MESMO 54-1212 (Inglés) nós podemos encontrar William Branham esclarecendo que foi isto o que Jesus quis dizer quando ele falou com Filipe.

Uma vez que três é testemunha, deixe-me compartilhar mais uma citação com vocês onde William Branham elucida melhor meu ponto de que Jesus e Deus eram um pelo fato do Pai estar habitando Nele, dirigindo-O pela Sua Palavra.

"Ele disse, “Eu e Meu Pai somos um. Meu Pai está em Mim.” Disse, “Mostra-nos o Pai.” Filipe disse, “Mostre me o Pai e isto me bastará.” Disse, “Filipe, estou há tanto tempo convosco, e não Me conheceste?” Ele disse, “ Quando Tu me vês, tu vês o Pai. E por que dizes, ‘Mostra me o Pai.’ Eu e o Pai somos um. Meu Pai está morando em Mim agora. Não sou Eu que faço as obras; é Ele que habita em mim Quem faz as obras.” Oh, que coisa. Como eu poderia dizer para um homem o que está errado com ele? Como eu poderia dizer-lher qual será seu futuro dentro de dez anos, ou o que ele foi há quarenta anos atrás? Não sou eu. Aleluia. É Ele que vive em mim, que desceu, que através de Seu Sangue me trouxe em companheirismo com Ele. Aleluia. Como as minhas mãos poderiam fazer alguma coisa curando os enfermos? Ela não tem nem um pouco de poder. Não sou eu. Mas é Ele que habita aqui dentro que faz isto."
Conferência 60-1125  E-73 Quando Ele disse, “Não sou Eu que faz as obras. É meu Pai. Ele habita em Mim. Eu e Meu Pai somos Um. Eu e Meu Pai somos Um. Meu Pai habita em Mim. E Ele fez as mesmas obras que tinha feito quando Ele habitou naquele Corpo de pé ali diante de Abraão.
COMO FUI COM MOISÉS 51-0503  E-15 (Inglês) Quando Jesus de Nazaré... Eu creio que o Pai estava Nele, que todas as grandes coisas que eram do Pai foram dadas ao Seu Filho, todas as grandes bênçãos e dons; pois Ele era a imagem expressa do Pai. E Nele habitou todas as riquezas de Deus habitando Nele aqui, olhando para cima. E eu... Ele disse, “Eu e Meu Pai somos Um. Meu Pai habita em Mim. Justo como Jeová, justo como como o era Jeová, o foi Jesus.. Ele era a imagem expressada Dele. Ele foi Deus formado aqui, e todos os poderes de Deus formados, e colocados em um corpo humano. Ele disse, “Não sou Eu que faço as obras; Meu Pai que habita em Mim; Ele faz as obras.
DONS 56-1207 E-29 (Inglés) Agora, em Cristo habitava a Plenitude da Divindade em corpo. Ele tinha todo o Espírito de Deus dentro Dele. “Eu e Meu Pai somos Um, disse Jesus. Essa é a razão pela qual as pessoas não conseguiam entendê-Lo. Às vezes ele dizia uma coisa, pode ser que parecia que Ele virava e dizia alguma coisa diferente. Era Ele falando, então o Pai falando. Vêem? Eles estavam... E até mesmo os discípulos não conseguiam entendê-Lo. E até que finalmente, eles disseram, “Ei, agora Tu falas claramente. Agora, nós cremos por isso se tu sabes todas as coisas; ninguém precisa te ensinar.” Jesus Disse, Crêdes agora?” Depois de todo esse tempo, eles não conseguiam entender o... Por quê? Que às vezes Ele dizia isto e depois dizia aquilo.  Era Ele e o Pai falando. E-30 Agora, notem com atenção. Agora, Deus habitando em Cristo usava Sua voz para falar. Jesus disse em Seu milagre, “Na verdade, na verdade, vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.” Isso está certo? São João 5:19. Então Ele não fazia nada de Si Mesmo. Nenhum profeta jamais fez alguma coisa de si mesmo, até que Deus primeiro mostrasse o que fazer. Que erro Moisés cometeu quando ele saiu sem a visão de Deus e feriu o egípcio, pensou que ir libertá-los com suas mãos, porque ele pensou que tinha bastante fé e podia fazê-lo, porque ele foi chamado para o trabalho. Não importa o quanto você seja chamado para o trabalho, Deus tem que fazer a liderança. Vê? Ele falhou com toda a sua escolaridade e sua mentalidade militar e seu treinamento como grande líder egípcio. Mas, todavia, isto falhou, porque Deus tinha um programa e nós temos que trabalhar de acordo com o programa de Deus. Não importa o que façamos, quão esperto sejamos, nós temos que nos humilhar e trabalhar de acordo com o programa de Deus.

Vemos isso no ministerio do Senhor Jesus, Ele se submeteu a vontade de Seu Pai, e ouvio primeiro Dele, para depois ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário