terça-feira, 29 de março de 2011

Jesus Não foi Criado



Aqui temos a pergunta de um irmão que por não compreender as palavras ditas pelo irmão Branham correu o risco de por Jesus depois dos anjos, achando que os anjos foram criados primeiros do que Jesus. Procuramos em poucas palavras esclarecer este ponto, disponibilizando também as explicações do Pr Lee Vayle sobre esta questão específica.

PERGUNTA: "...desde já quero q/ saiba que não tenho nada contra o sr. e nem nunca terei. a respeito ao assunto que o sr. disse que eu preguei errado a respeito do filho de Deus não ter sido criado quando Deus disse haja luz e a luz foi feita, E eu sei também que antes mesmo de Deus criar o seu filho os anjos foram criados primeiro, por isto no primeiro verso da bíblia esta escrito e disse Deus. vc sabe que a palavra Deus quer dizer objeto de adoração então já tinha os anjos para adorá-lo mas o filho veio depois. Quem sou eu pr  para discutir estas coisas com o sr. o sr. é um sábio nas escrituras eu sei, mas agora se gêneses 1,3 não referece ao filho de Deus aquele era quem então, me explique pois não quero ensinar nada errado p/ ninguém...

O irmão Branham nesta mensagem ;CINCO IDENTIFICAÇÕES DEFINIDAS DA VERDADEIRA IGREJA DO DEUS VIVO 11 de setembro de 1960, diz isto que os anjos foram criados primeiro.

Os Anjos foram criados primeiro que Cristo Jesus.

“177     Assim a primeira coisa que Ele criou. Agora, alguns de vocês querem saber a respeito da minha história de Gênesis. Deus disse: “Façamos o homem.” A primeira coisa que Ele criou foi os Anjos, para adorá-lo, então Ele Se tornou Deus. Então quando Ele disse: “Façamos o homem à nossa Própria imagem,” que tipo de homem Ele fez? Homem espírito.”
-------------------------------------------------------------------------------

Note você que nesta questão apresentada, nosso irmão  cita a Bíblia juntamente com uma citação do irmão Branham, e com isso estava crendo que Jesus foi criado depois dos anjos já que o profeta disse que a primeira coisa que Deus criou  foi os anjos... Como saber o que tem por traz destas palavras? Vamos a nossa resposta:

Minha Resposta:
Amado irmão "A...", eu não o questionaria se eu não soubesse o que estou fazendo. Mas se o irmão acredita que já aprendeu tudo, quem sou eu para querer te ensinar alguma coisa? Eu só terei êxito ao ensinar, se aqueles que me ouvirem têm consciência de que ainda não aprenderam o suficiente.

Porém não ficarei trocando parágrafos com o irmão, nem com nenhum outro, pois assim não passa de uma discussão teológica com a mensagem, e por isso nesta questão em particular não tocarei mais, mas antes, peço humildemente que releia a citação que me enviou, na qual o irmão afirma que: “Os Anjos foram criados primeiro que Cristo Jesus”  

Ora irmão, se esta tua afirmação estiver correta, O Filho não é o principio da criação de Deus. (e mesmo esta expressão o irmão Branham disse que não é como se ler estas palavras, o que estudaremos depois). Se esta tua afirmação estiver correta Jesus Cristo não é a Palavra Semente.

Porque o profeta não disse isso; que os anjos foram criados primeiro... O que o irmão com toda sua inteligência (que admiro) não conseguiu captar é que Jesus não foi criado! Os anjos sim, Lúcifer sim, Jesus Não.

Portanto leia outra vez as palavras do irmão Branham: Assim a primeira coisa que Ele criou. Agora, alguns de vocês querem saber a respeito da minha história de Gênesis. Deus disse: “Façamos o homem.” A primeira coisa que Ele criou foi os Anjos, para adorá-lo, então Ele Se tornou Deus.”

Diga-me meu irmão; aqui o irmão Branham diz que os anjos foram criados antes de Jesus? Minha resposta é NÃO! E isso porque o Filho não foi criado e sim gerado, Aqui o irmão Branham está se referindo ao ato criativo de Deus e por isso ele pergunta se querem saber o que ele ensina sobre Gênesis  pois ali Deus está criando, e não podemos de maneira nenhuma colocar Jesus entre os seres criados.

“Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?”

Os anjos estão na categoria de seres criados, bem diferente do Filho de Deus que foi GERADO.

Esta passagem de Hebreus fala de antes da criação quando o Pai gerou ao Seu Filho, tendo sido feito maior do que aos anjos que depois vieram a ser criados.

Se o irmão acha mesmo que a luz de Genesis 1:3 é O filho sendo criado, e ainda fazendo referencia a citação de perguntas e respostas sobre Genesis, de uma forma sem compreender, observe esta citação:

“E Deus O reconheceu do Céu e respondeu: “Este é Meu Filho amado”, não diante dos plutocratas, porém diante de um grupo selecionado que Ele havia chamado. Grande Luz! Ora, uma Luz maior estava brilhando de Sua Palavra. O que era a Palavra? Cristo. (ou seja, o Espírito Santo, que é Deus. Agora observe:) Ele era o quê? A Palavra vivificada. E a Palavra vivificada (este é Deus, o Espírito Santo, a Palavra) deu uma Luz maior (este é o Filho gerado antes da criação) do que Ele deu quando Ele disse: “Haja luz”, em Gênesis 1. (Queríamos Ver a Jesus - 24/12/1964).

 Vamos ler outra vez?
Ora, uma Luz maior estava brilhando de Sua Palavra. O que era a Palavra? Cristo Ele era o quê? A Palavra vivificada. E a Palavra vivificada deu uma Luz maior do que Ele deu quando Ele disse: “Haja luz”, em Gênesis 1.

Esta luz MAIOR que o profeta se refere, essa sim é O Filho Vindo a Existência, mesmo antes dos anjos, e como ele afirma no final, maior do que quando houve o Haja Luz de Genesis.

E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

Isto seria depois dos anjos? Depois do “principio?” Antes que o mundo existisse Jesus disse aqui que Ele já estava com o Pai em Sua glória.

O irmão Lee Vayle disse que a Luz que saiu de Deus é pré existente:
“Ele foi totalmente pré-existente. E o irmão Branham descreve isto. “Aquela Luz que se formou, como uma criança brincando em volta do trono do Pai”. E Ele segue diretamente todos os passos da criação pela Palavra e formação”. (O Papel do Filho, § 16).

Se é preexistente, significa que foi antes da criação, e portanto antes mesmo que os anjos.

O irmão Vayle disse que Deus em Seu Filho, Naquela Luz que saiu Dele antes da criação, criou todas as coisas, inclusive a própria luz de Gn 1:3:
“Agora, esta Luz formada era aquele Filho, inteligente, e Ele conversou com o Pai, e o Pai conversou com o Filho. E Deus, através daquele Filho: “Que haja luz! Que haja isto. Que haja aquilo”.  E houve. Agora, isto é o que a Bíblia diz”. (O Papel do Filho, § 18).

Observe que o acontecimento de Genesis 1:3, não era o Filho sendo criado, mas Deus através do filho criando as luz, e todas as coisas.

O irmão Vayle disse que o Filho NÃO FOI CRIADO e sim FORMADO:
“Agora, o ponto é este: Jesus fez a criação? Não. Deus fez a criação. Porém não houve criação seja qual fosse até que a Luz se formou, o que significa que Deus gerou aquele Filho. Porque a palavra “formado” significa  “tomar  a  coisa  que  está    e moldá-la”.  A  palavra  “criar”  significa  “fazer  algo  que  nunca estava ali”, e isto é falado para vir à existência.” (O Papel do Filho, § 17).

Jesus foi a luz formada de Deus, gerado da Sua própria substância e que existe desde a eternidade. Se o Filho fosse criado, Ele teria que ser algo como qualquer coisa criada, que antes não existia e que do nada veio à existência, e tão pouco poderia o Filho ser o agente da criação de Deus, se fosse Ele uma criatura.

O irmão Lee Vayle, o irmão Branham  também disse que  tudo  foi criado através de Jesus, e assim, o Filho antecede a criação:

Antes de todas as coisas que estão nos céus, na  terra, visíveis e  invisíveis, qualquer coisa, este Filho de Deus era antes de todas as coisas. É isto certo? Não me interessa o que fossem, domínios, reinos, fosse o que  fosse,  tronos  celestiais,  reinados,  seja  o  que  fosse.  O  grande  reino  sobrenatural  mais  além,  na eternidade, onde estava, ou o que fosse, anjos, deuses, seja o que fosse, “...ele é antes de todas as coisas”. Amém! Não O podem ver? “Ele era antes de todas as coisas” e “foram criadas por Ele”. (E não Sabeis, § 101).

‘Agora, Deus gerou para Si mesmo este Filho que foi antes que houvesse sequer um átomo no – no ar para fazer um átomo. Esse era... Vê, Jesus disse, “Glorifica-Me, Pai, com a Glória que Nós tínhamos antes da fundação do mundo.” Vê, bem lá atrás...’  (Perguntas  e  Respostas  Sobre  Gênesis,

Todas as coisas subsistem no Filho que é o princípio de  toda a criação, ou  seja, nada pode existir,  seja átomo, molécula, sol,  terra, água, etc., que não  tenha vindo Dele primeiro. O Filho, o Logos que saiu de Deus, é Luz como Deus é Luz, mas Ele é antes de todas as coisas.

Perguntas e Respostas Sobre Gênesis:
 Agora, esse é o Filho de Deus, o Logos, agora, eu posso vê-Lo brincando de um lado para outro como uma pequena criança na frente da porta do Pai, com  toda a  eternidade. Vê? E agora,  então,  em Sua constituição imaginária Ele começa a pensar no que as coisas seriam, e eu posso ouvi-Lo dizer (Este é o Logos dizendo, Aquela Luz que saiu de Deus): “Haja  luz”.

Aqui o profeta está dizendo que foi o Filho de Deus, o Logos Quem disse: “Haja luz”.

Eu creio que a primeira coisa que Ele falou foi quando Ele formou o Logos, o Seu Filho. Depois ele falou através de Seu próprio Filho quando criou os exércitos angelicais, e por fim Ele falou quando fez a criação propriamente dita, no primeiro dia, quando criou a terra, as águas por onde o Espírito pairou, e aí sim novamente falou quando fez a luz. O “haja luz”.

Deus é o Seu Próprio Intérprete 64-0205   = Agora, Pedro falando aqui, verificamos que, no princípio, quando Deus disse: “Haja luz”, e houve luz, essa é a interpretação disso. Quando Deus disse uma coisa e isso se manifestou, estão essa é a interpretação de Deus de que  a  Sua Palavra  está  certa. Está  vendo? Quando Ele  disse:  “Haja  luz”,  isso  estava  em  Seu  pensamento primeiro,  antes  de  haver  tal  coisa  como  luz. Quando Ele  disse:  “Haja  luz”,  luz  surgiu  nos  céus,  essa  é  a interpretação. 

 Aqui o profeta deixa claro que a luz criada foi algo que clareou os céus onde antes só havia trevas. Isso não se encaixa em nada com a idéia da criação do Filho de Deus que na verdade já existia antes dos céus mencionados.

Queríamos Ver a Jesus 61-1224
Isaías disse no capítulo 42 que nós  lemos há pouco: “Grande  luz  tem vindo”. Luz! Oh, eu não desejo sair do tema, porém a maior Luz que já brilhou estava brilhando naquele humilde, pequeno Nazareno: um Homem sem nenhuma beleza para que nós O desejássemos; um Homem sem instrução, mundanamente falando; um Homem que não conheceu os rituais e as coisas deste mundo, porém  podia  atar  demônios,  ressuscitar mortos. E os demônios tremiam. E Deus O reconheceu do Céu e respondeu: “Este é Meu Filho amado”, não diante dos plutocratas, porém diante de um grupo selecionado que Ele havia chamado. Grande Luz! Ora, uma Luz maior estava brilhando de Sua  Palavra. O que era a Palavra? Cristo.  Ele era o que?  A Palavra vivificada.  E a Palavra vivificada deu uma Luz maior do que Ele deu quando Ele disse: “Haja luz”, em Gênesis 1. Aquela foi luz de criação, uma criação mortal, a qual deve cair. Porém Sua Palavra era Vida Eterna

O profeta está fazendo uma clara distinção entre a Luz que saiu de Deus antes da criação, e a que foi criada em Gn 1:3. Esta última foi criada e, portanto é mortal. Obviamente que o profeta não se referia a Jesus. Aqui o profeta diz que Jesus era maior do que a luz de Gênesis 1. E isso está bem claro para mim.

O irmão Lee Vayle disse: Deidade – Parte 15
“Lembre-se, quando Deus disse: “Haja luz”, uma luz de fato apareceu, e ela não era Deus.  Ela foi uma criação-criada.”

Ambos, Irmão Branham e irmão Lee Vayle sabiam e pregavam que a luz criada de Gênesis 1:3 era literalmente uma luz criada e não o Filho de Deus.

Contudo, se mesmo assim o amado irmão deseja continuar crendo diferente, como na resposta que me enviou, já é algo que não me diz respeito, esperemos o tempo, porem eu seguirei ensinando assim aos que desejam continuar aprendendo conosco.

Deus te abençoe no nome de Jesus Cristo. Amem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário